OPEN CALL Gabriela Tudor 2021 no AgitLAB

CHAMADA PARA ARTISTAS

Residência Gabriela Tudor 2021 no AgitLAB, Águeda

De 16 de setembro a 9 de outubro de 2021

Prazo para candidatura: 31 de maio de 2021

CALL FOR ARTISTS (English) : https://dans.ro/

A Fundação Gabriela Tudor em Bucareste e o AgitLAB, Águeda, e a Câmara Municipal de Águeda lançam o programa de residência artística “Gabriela Tudor” 2021, com o objetivo de apoiar artistas em criação durante estes tempos difíceis de pandemia.

A primeira Residência Gabriela Tudor em Águeda foi organizada em 2020 e ofereceu espaço e apoio aos projetos desenvolvidos por Daniel Djamo (artista visual, Romênia), Gisela Ferreira (coreógrafa), Cunha Pinto (coreógrafa). Veja mais em: https://www.youtube.com/watch?v=qvin0neb2pm&t=15s 

O Programa de Residências foi lançado em 2019 na Romênia e em Portugal por Cosmin Manolescu e é dedicado à memória de Gabriela Tudor (1957-2009, www.gabrielatudor.ro ), produtora visionária e gestora cultural que desempenhou um papel importante no desenvolvimento do setor cultural na Romênia.

O programa de residência “Gabriela Tudor” 2021 terá uma duração de 3 semanas e terá lugar em Águeda (Portugal) de 16 de setembro a 9 de outubro de 2021.  A residência está aberta a artistas romenos e portugueses para desenvolver e trabalhar num novo projeto num ambiente seguro e natural. A residência oferece espaço de trabalho, acesso a um estúdio de dança ou espaços ao ar livre (4-6 horas / dia), um apoio de 500 Euros para cada projeto selecionado, uma passagem aérea Bucareste – Porto e viagens locais para artistas portugueses, assim como acomodação para até 9 pessoas (3 / projeto). 

Até 3 projetos serão selecionados para o programa de residência de Águeda. A residência será concluída com uma apresentação informal aberta ao público em Águeda no dia 8 de outubro, o projeto romeno também será apresentado em Bucareste no final de outubro de 2021. A seleção de 3 projetos será feita por uma curadoria composta por Paulina Almeida & Wura Moraes (Agitlab) e Cosmin Manolescu (Fundação Gabriela Tudor).

Residência AgitLAB Águeda (PT) | 16 de setembro a 9 de outubro de 2021

Disciplinas Artísticas: Artes Cênicas (Dança, Teatro, Música)

Número de projetos: 3 projetos (até 9 pessoas no total)

A Residência oferece: Viagens Internacionais para Águeda para um artista romeno (bilhete de avião + bilhete de comboio, no máximo 300 euros), espaço de trabalho (espaço de ensaio, casa de chá e parque natural), alojamento em quartos partilhados (até 4 camas/ quarto), um apoio de 500 euros (para cada projeto) e um per diem de 200 euros para a equipe romena.

O dossiê de candidatura deve ser submetido eletronicamente em inglês para os e-mails: o office@gabrielatudor.ro e agitlabresidence@gmail.com 

e deve incluir: uma pequena carta de motivação, biografia artística para cada artista participante, uma breve descrição do projeto proposto (máximo de 2 a 4 páginas), links de vídeo / foto em conexão com o projeto, 2 fotos (uma foto-retrato de cada artista participante e uma foto artística), até no máximo de 8 MG. O prazo de inscrição é 31 de maio de 2021, e os resultados da seleção serão anunciados em junho de 2021.

A residência em Águeda recebe artistas a trabalhar numa nova ideia de projeto de pesquisa ou num projeto em fase final de produção. Atenção especial será dada a projetos especialmente projetados para paisagens urbanas ou naturais que possam ser mais facilmente realizadas na atual crise sanitária, os projetos a solo também são bem-vindos. A apresentação informal aberta ao público no final do programa de residência acontecerá a 8 de outubro. Os artistas selecionados terão que concordar em participar de uma série de atividades conjuntas, incluindo sessões de feedback, aulas semanais, cozinhar em conjunto, viagens de campo na área rural nos arredores de Agada e outras atividades a serem acordadas de antemão com os organizadores. Os artistas serão responsáveis ​​pelo seu próprio seguro de saúde durante o tempo de residência (incluindo Covid). Se possível, e se as condições da pandemia permitirem, cada equipe de projeto deverá entrar em contato com a comunidade local em Águeda por meio de workshops, debates, exibições de filmes, etc. Os organizadores fornecerão apoio na conexão com a comunidade local e acompanharão o programa de residência.

Informações sobre a residência em Águeda

Águeda é uma pequena cidade de aprox. 50.000 habitantes localizada no distrito de Aveiro, a 72 km do Porto e a 240 km de Lisboa. A residência terá lugar no Parque de Alta Vila, Águeda, situado no centro da cidade, perto da estação de comboio. O Parque de Alta Vila é a maior zona verde da cidade, consistindo numa área de mais de 30.000 metros quadrados de plantas e caminhos sinuosos e ruínas simuladas. No centro do jardim está a casa principal – a Casa de Alta Vila, o edifício que sediará a residência e onde os artistas viverão. No jardim, também se pode encontrar uma pequena floresta de bambu, um pequeno lago, cruzado por duas pontes, uma capela, cavernas falsas e ruínas criadas para conferir impacto cenográfico. Os artistas viverão na Villa principal que tem dois andares com um hall de entrada, dois grandes quartos e dois quartos pequenos, 3 casas de banho(2 guarnecidas com um chuveiro), uma cozinha e um sótão espaçoso. Os artistas terão acesso ao trabalho na casa de chá (com piso de madeira), no IVV – edifício antigo da cooperativa de vinho e da vinha da região que estava em funções até 1970, ou no Parque Alta Vila.

A residência em Águeda é organizada conjuntamente pela Fundação Gabriela Tudor em parceria com a “Improvise and Organize”, associação com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Águeda. A residência oferecida aos artistas romenos é organizada com o generoso apoio financeiro de 54 pessoas e estruturas que contribuíram para a crowdfunding Buy Time for Artistic Creation lançada pela Fundação Gabriela Tudor em dezembro 2020.

2 thoughts on “OPEN CALL Gabriela Tudor 2021 no AgitLAB

  1. Hello,

    I am wondering if all applicants for the Gabirela Tudor 2021 at AgitLAB must be Romanian? I am Canadian/Italian, living in Portugal and am interested in applying with my dance project (using Portuguese artists). Am I eligible?

    Thank you,

    Liked by 1 person

    1. Hello Marisa,

      Yes, you are perfectly eligible. The open call is directed also for other nationalities.
      Any further questions, please let us know, we’ll be pleased to answer.
      Thank you for your interest.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s